4 dicas de administração financeira para pequenas e médias empresas

Por Construlino - 24 de abril de 2017

Para que sua PME cresça, é preciso mais do que conquistar uma clientela e oferecer bons produtos e serviços. É importante ter uma administração financeira eficiente para garantir lucros e despesas sob controle.

Dicas administração financeira para pequenas e médias empresas

Mas como fazer isso? Sabemos que, para muitos empreendedores, trabalhar com temas de natureza administrativa não é algo simples. Por isso, confira no post de hoje as principais dicas de controle financeiro para você adotar em sua empresa e obter resultados significativos. Boa leitura!

1. Não misture a conta pessoal com a empresarial

Ao abrir um negócio próprio, procure se conscientizar de que o dinheiro em caixa é da organização — e não seu. Do contrário, você poderá representar um entrave para a lucratividade do próprio empreendimento.

Principalmente em estágios iniciais, é muito comum que o lucro demore a aparecer, por isso, se você se acostumar a tirar dinheiro do caixa para fins pessoais, a tendência é que essa demora fique maior e a sua companhia encontre dificuldades para crescer.

Para não comprometer a saúde financeira da empresa, faça essa separação das despesas.

2. Acompanhe as entradas e saídas de dinheiro

Trabalhe com fluxo de caixa. Essa ferramenta fornece ao gestor condições para acompanhar adequadamente a situação financeira de seu empreendimento, facilitando a mensuração de lucros. Dessa forma, você pode desenvolver estratégias para tornar a sua empresa mais competitiva em função dos resultados apresentados.

Uma dica nesse sentido é adotar um software de gerenciamento, para que a gestão seja feita de maneira ainda mais eficiente e segura. Existem diversas opções que podem oferecer um impacto significativo por atuarem de maneira específica em cada tipo de iniciativa.

3. Coloque as pequenas despesas em primeiro plano

Outra dica que pode parecer óbvia, mas que sempre causa prejuízos em pequenas empresas, é em relação à prioridade dada às despesas. É comum ver gestores preocupados com grandes gastos, como o reabastecimento de mercadorias, salários e impostos.

Entretanto, é imprescindível cuidar primeiro dos pequenos gastos, aqueles que tem mais a ver com a rotina da companhia. Isso porque, uma vez acumulados, eles podem representar um prejuízo enorme para o seu empreendimento.

Sendo assim, não deixe de lado despesas como contas de água, luz, Internet e produtos para a manutenção de equipamentos.

4. Livre-se das dívidas e otimize a sua administração financeira

Quando passar por dificuldades financeiras, não deixe que as dívidas se acumulem a ponto de você não ter como quitá-las. Procure ter a noção exata do lucro que o seu negócio oferece e quais são as suas possibilidades para pagar o que deve.

É importante não ter medo de estabelecer prioridades, conhecendo o risco que cada dívida oferece e, evidentemente, seus custos. Concentre-se em resolver problemas que podem prejudicar a sequência de sua atividade empresarial no mercado. Portanto, se precisar escolher, dê prioridade para pagar os encargos relativos ao fornecimento de materiais fundamentais para o dia a dia de trabalho, por exemplo.

5. Aposte em franquias

Se você não tem experiência ou tempo para formatar um negócio, uma boa opção é investir seu dinheiro em franquias. Elas fornecem todo conhecimento necessário para evitar problemas como os citados anteriormente, pois trabalham com um negócio que já está estruturado para ocupar espaço no mercado.

Entendeu como aperfeiçoar sua administração financeira? Ajude também seus amigos a lidar com isso. Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino