This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
4 cuidados básicos com o jardim para mantê-lo sempre perfeito
Você sabe quais devem ser os cuidados básicos com o jardim? Esse ambiente, em alguns casos, é um dos mais negligenciados quando se trata de cuidados com a casa, mas é preciso fazer uma boa manutenção do espaço para que seja possível mantê-lo sempre bonito e intacto, longe de sujeira e de pragas.
Como plantas e flores bem cuidadas deixam a casa mais alegre e harmoniosa, reunimos neste post 4 cuidados que podem ajudar a melhorar o aspecto do seu jardim. Aproveite a leitura!
1. Retire folhas mortas
As folhas mortas e os galhos secos podem atrapalhar o crescimento de plantas e até se tornar esconderijo de insetos e pragas. Isso pode prejudicar o seu jardim e deixá-lo com aspecto de descuidado e, por isso, é preciso investir um tempo para cuidar dessa área.
Ao fazer a limpeza periódica, retire os galhos secos e folhas mortas e não se esqueça de limpar também qualquer detrito com o auxílio de ferramentas para jardinagem, como um rastelo. Se for utilizar as mãos, use sempre luvas resistentes.
Outro ponto de atenção é em relação às podas. Use podadores de qualidade e atente-se para não fazê-las de forma muito drástica, pois isso pode deixar o jardim com um aspecto todo irregular.
2. Atente-se à estação
A cada mudança de estação, as condições climáticas também sofrem alterações. É preciso ter em mente quando ocorre maior ou menor incidência de luz, umidade ou calor e que isso, de uma forma ou de outra, afeta o jardim.
Por esse motivo, quem deseja se aprimorar nos cuidados básicos com o jardim deve respeitar as especificidades de cada estação antes mesmo de plantar e cultivar as flores e plantas. No inverno, por exemplo, algumas espécies tendem a demorar mais para florescer e podem levar um tempo a mais para se adaptar ao solo.
3. Escolha o melhor tipo de grama
Quando uma grama está bonita, é sinal de que está saudável. Assim como os pequenos vegetais e até as árvores, as gramíneas — uma família de plantas bem grande — precisam se adequar às condições climáticas e ao solo. Ainda assim, o fator principal para que ela cresça bem é a incidência de luz que ela recebe.
O tráfego de pessoas também influencia na sua saúde e crescimento. Se na sua casa tem crianças ou animais de estimação, por exemplo, a opção deve ser por uma espécie que resista bem a pisadas e até eventuais puxões.
Para saber qual tipo escolher, conte com profissionais que prestam serviço de jardinagem ou com locais específicos que vendam produtos para esse fim.
4. Melhore a qualidade do solo
Muitas vezes, por si só, o solo não consegue fornecer a quantidade suficiente de nutrientes para que as plantas cresçam como deveriam. Nesses casos, é preciso utilizar um bom adubo, que podem ser encontrados em lojas do ramo de jardinagem. Quem tiver mais experiência pode, ainda, fabricar o seu próprio adubo.
Para adubar o solo, uma boa dica é dar preferência para os ingredientes orgânicos, já que são melhores para o meio ambiente e para as plantas e são bem mais econômicos. Algumas opções, além do substrato, são o esterco bovino e o húmus de minhoca.
Como você pôde perceber, os cuidados básicos com o jardim são bem simples, mas podem requerer os instrumentos mais indicados para jardinagem, como os cortadores de grama e os podadores de galho. Caso você não queira adquirir cada um deles, pode optar pela locação, que é feita por empresas especializadas, como a Casa do Construtor.
Gostou do assunto do post? Então aproveite para conhecer todas as nossas opções de equipamentos para jardinagem!
Você também pode gostar
Recomendados para você
Você sabe quais devem ser os cuidados básicos com o jardim? Esse ambiente, em alguns casos, é um dos mais negligenciados quando se trata de cuidados com a casa, mas é preciso fazer uma boa manutenção do espaço para que seja possível mantê-lo sempre bonito e intacto, longe de sujeira e de pragas. Como plantas […]
As construções sustentáveis têm conquistado cada vez mais o seu espaço entre os consumidores brasileiros. Novas técnicas e processos construtivos são fundamentais para o crescimento da economia, sem abrir mão das questões ambientais. Nesse contexto, o telhado verde se tornou uma estratégia muito utilizada na edificação de empreendimentos em harmonia com o meio ambiente. No […]
Estar em contato com a natureza é uma atividade cada vez mais difícil, especialmente nas grandes cidades. Entretanto, criar um ambiente com parede verde é uma alternativa interessante para quem vive em apartamentos ou casas pequenas. Além de melhorar o equilíbrio da temperatura, essa técnica permite reduzir os ruídos externos e também a combater a poluição. […]