4 cuidados básicos com o jardim para mantê-lo sempre perfeito

Por H2W - 14 de dezembro de 2020

Você sabe quais devem ser os cuidados básicos com o jardim? Esse ambiente, em alguns casos, é um dos mais negligenciados quando se trata de cuidados com a casa, mas é preciso fazer uma boa manutenção do espaço para que seja possível mantê-lo sempre bonito e intacto, longe de sujeira e de pragas.

cuidado básico com o jardim

Como plantas e flores bem cuidadas deixam a casa mais alegre e harmoniosa, reunimos neste post 4 cuidados que podem ajudar a melhorar o aspecto do seu jardim. Aproveite a leitura!

1. Retire folhas mortas

As folhas mortas e os galhos secos podem atrapalhar o crescimento de plantas e até se tornar esconderijo de insetos e pragas. Isso pode prejudicar o seu jardim e deixá-lo com aspecto de descuidado e, por isso, é preciso investir um tempo para cuidar dessa área.

Ao fazer a limpeza periódica, retire os galhos secos e folhas mortas e não se esqueça de limpar também qualquer detrito com o auxílio de ferramentas para jardinagem, como um rastelo. Se for utilizar as mãos, use sempre luvas resistentes.

Outro ponto de atenção é em relação às podas. Use podadores de qualidade e atente-se para não fazê-las de forma muito drástica, pois isso pode deixar o jardim com um aspecto todo irregular.

2. Atente-se à estação

A cada mudança de estação, as condições climáticas também sofrem alterações. É preciso ter em mente quando ocorre maior ou menor incidência de luz, umidade ou calor e que isso, de uma forma ou de outra, afeta o jardim.

Por esse motivo, quem deseja se aprimorar nos cuidados básicos com o jardim deve respeitar as especificidades de cada estação antes mesmo de plantar e cultivar as flores e plantas. No inverno, por exemplo, algumas espécies tendem a demorar mais para florescer e podem levar um tempo a mais para se adaptar ao solo.

3. Escolha o melhor tipo de grama

Quando uma grama está bonita, é sinal de que está saudável. Assim como os pequenos vegetais e até as árvores, as gramíneas — uma família de plantas bem grande — precisam se adequar às condições climáticas e ao solo. Ainda assim, o fator principal para que ela cresça bem é a incidência de luz que ela recebe.

O tráfego de pessoas também influencia na sua saúde e crescimento. Se na sua casa tem crianças ou animais de estimação, por exemplo, a opção deve ser por uma espécie que resista bem a pisadas e até eventuais puxões.

Para saber qual tipo escolher, conte com profissionais que prestam serviço de jardinagem ou com locais específicos que vendam produtos para esse fim.

4. Melhore a qualidade do solo

Muitas vezes, por si só, o solo não consegue fornecer a quantidade suficiente de nutrientes para que as plantas cresçam como deveriam. Nesses casos, é preciso utilizar um bom adubo, que podem ser encontrados em lojas do ramo de jardinagem. Quem tiver mais experiência pode, ainda, fabricar o seu próprio adubo.

Para adubar o solo, uma boa dica é dar preferência para os ingredientes orgânicos, já que são melhores para o meio ambiente e para as plantas e são bem mais econômicos. Algumas opções, além do substrato, são o esterco bovino e o húmus de minhoca.

Como você pôde perceber, os cuidados básicos com o jardim são bem simples, mas podem requerer os instrumentos mais indicados para jardinagem, como os cortadores de grama e os podadores de galho. Caso você não queira adquirir cada um deles, pode optar pela locação, que é feita por empresas especializadas, como a Casa do Construtor.

Gostou do assunto do post? Então aproveite para conhecer todas as nossas opções de equipamentos para jardinagem!

Você também pode gostar

Recomendados para você

cuidado básico com o jardim
Jardinagem 4 cuidados básicos com o jardim para mantê-lo sempre perfeito

Você sabe quais devem ser os cuidados básicos com o jardim? Esse ambiente, em alguns casos, é um dos mais negligenciados quando se trata de cuidados com a casa, mas é preciso fazer uma boa manutenção do espaço para que seja possível mantê-lo sempre bonito e intacto, longe de sujeira e de pragas. Como plantas […]

H2W

Telhado verde benefícios
Jardinagem Telhado verde: veja como funciona essa cobertura e seus benefícios!

As construções sustentáveis têm conquistado cada vez mais o seu espaço entre os consumidores brasileiros. Novas técnicas e processos construtivos são fundamentais para o crescimento da economia, sem abrir mão das questões ambientais. Nesse contexto, o telhado verde se tornou uma estratégia muito utilizada na edificação de empreendimentos em harmonia com o meio ambiente. No […]

Construlino

casa parede verde
Aluguel de Equipamentos de Jardinagem Parede verde: entenda o que é e como montar uma em sua casa

Estar em contato com a natureza é uma atividade cada vez mais difícil, especialmente nas grandes cidades. Entretanto, criar um ambiente com parede verde é uma alternativa interessante para quem vive em apartamentos ou casas pequenas. Além de melhorar o equilíbrio da temperatura, essa técnica permite reduzir os ruídos externos e também a combater a poluição. […]

Construlino