4 boas práticas para obter sucesso com negócios familiares

Por Construlino - 10 de abril de 2017

Segundo o SEBRAE, 90% das empresas brasileiras são negócios familiares. Dessas organizações, 30% chegam à segunda geração e apenas 5% alcançam a terceira. Esse número é assustador e revela uma alta mortalidade de empreendimentos, de geração em geração.

Para obter sucesso no negócio, é importante estar atento a algumas práticas, que vão desde o estabelecimento de regras claras até o treinamento contínuo dos sucessores. Além de muitas outras coisas que abordaremos hoje.

Obter sucesso com negócios familiares

Pensando nisso, criamos este post especialmente para você. Continue lendo e entenda as melhores práticas para ter êxito nos negócios familiares!

1. Estabeleça regras claras e um conselho familiar

A falta de regras claras é um dos principais motivos para o insucesso. Então é importante criar um código de conduta, que diga o que é certo ou errado dentro da empresa. Além de criar conselhos de família e sócios para ajudar nas principais decisões.

Esse código de conduta deve contemplar os mais diversos assuntos, desde o uso correto dos uniformes e materiais de escritório até a utilização de equipamentos individuais e coletivos de segurança. Tudo precisa ser bem esclarecido.

Assim, o processo fica mais claro para os envolvidos, as dúvidas são menores e o número de erros internos é reduzido. Os procedimentos ganham fluidez e tornam-se mais eficientes no dia a dia do trabalho.

2. Treine os sucessores o mais breve possível

Não é à toa que apenas 5% dos negócios familiares sobrevivam até a terceira geração. Isso acontece porque os sucessores são pouco treinados, assumem seu lugar na empresa sem experiência e apresentam baixo conhecimento em relação ao que o empreendimento representa.

Por isso, é importante treinar o herdeiro do negócio, deixando-o pronto para assumir a sua posição no futuro. Então é fundamental atribuir uma função clara para ele, além de cobrá-lo pelos resultados desejados em seu setor.

3. Estabeleça uma identidade para o negócio familiar

A maioria das empresas brasileiras começam pequenas e com pouco capital financeiro para sobreviver — dessa forma, itens como a declaração de missão, visão e valores são deixadas em segundo plano. O foco é no tangível e imediato.

Esse tipo de atitude pode ser bom para o “hoje”, mas prejudica a companhia no médio e longo prazo. Para seu negócio familiar ter sucesso, é importante definir uma declaração eficiente da sua missão, visão e dos seus valores.

Desse modo, é possível criar uma identidade e direcionar todos os funcionários e familiares na mesma direção. Esse entendimento deve ser criado com a ajuda do conselho familiar ou consultoria externa.

Portanto, a identidade deve ser inspiradora e funcional!

4. Busque talentos externos que somem ao negócio

Não é indicado restringir os cargos mais elevados apenas aos familiares, é fundamental buscar talentos de fora que possam contribuir para o crescimento da empresa. Novas pessoas agregam novos valores e ideias, tornando o negócio mais dinâmico e inovador.

Isso também contribui para elevar a competitividade interna, fazendo com que todos os envolvidos deem o seu melhor para o empreendimento. Quando essa competitividade é bem gerenciada, os resultados são extraordinários.

Agora que você já conhece nossas boas práticas para o sucesso de negócios familiares, aproveite para continuar aprendendo. Curta nossa página do Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino