3 nichos de franquias diferentes que certamente você não conhecia

Por Construlino - 5 de abril de 2018

Investir em um negócio próprio é o sonho de muitos profissionais. O mercado extremamente competitivo e o cenário hostil a novos negócios observados no Brasil, no entanto, muitas vezes afastam esse objetivo do empreendedor. Então, o que fazer?

nichos de franquias

Uma boa solução é investir em nichos de franquias. Baseadas em modelos vencedores, o apoio do franqueador faz a diferença na hora de traçar objetivos e tomar decisões sobre a administração da unidade. Já o nicho é a garantia de um público fiel e de uma concorrência não tão acirrada.

Neste post, selecionamos três modelos de franquias diferentes, que demonstram como a criatividade deve ser uma aliada na busca por novos negócios. Boa leitura!

1. Aluguel de máquinas para a construção civil

Compartilhar produtos ou serviços que possam ser explorados temporariamente, conforme a demanda, sem a necessidade de aquisição. Esse é o conceito de economia colaborativa, pilar que sustenta a modalidade de aluguel de máquinas para a construção civil.

Nessa categoria, o cliente loca por certo período qualquer tipo de ferramenta para executar o serviço para o qual foi contratado. As vantagens para o consumidor são diversas: não precisa investir na compra de equipamentos caros, tem acesso à tecnologia de ponta, não há necessidade de se preocupar com a obsolescência dos materiais etc.

No Brasil, a Casa do Construtor é referência na locação de equipamentos para obras. Em 2012, a empresa foi escolhida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) a Melhor Franquia do Brasil. A rede conta atualmente com mais de 200 lojas por todo o país — número que a torna a maior rede de aluguel de ferramentas de pequeno porte da América Latina.

2. Espaços publicitários em sacos de pão

Isso mesmo, você leu bem: comercializar espaços publicitários em sacos de pão é um nicho de franquia de sucesso no mundo. A empresa idealizadora desse modelo de negócio foi fundada na Espanha em 2005. Hoje, está presente em 13 países e possui mais de 300 franqueados.

A ideia é simples: a tarefa da empresa é conquistar anunciantes para estampar nos sacos de pão. Para ter sucesso, é preciso ter uma rede de padarias conveniadas. Elas receberão as sacolas com os anúncios gratuitamente.

Assim, cabe ao franqueado ir atrás de empresas interessadas em aparecer nesse formato inusitado de publicidade. Cada unidade, produzida em material sustentável, tem espaço para 44 anúncios.

A tiragem média é de 30 mil unidades. A estimativa é de que 120 mil pessoas sejam alcançadas, pois um saco de pão passa em média pela mão de quatro pessoas. O investimento inicial para abertura de uma franquia gira em torno de R$ 30.000,00.

3. Desenvolvimento profissional

Cada vez mais, as pessoas buscam por ajuda especializada para desenvolver suas habilidades e crescer. Nesse contexto, surge o coaching: processo que tem por objetivo potencializar as capacidades do indivíduo, tornando-o mais preparado para atingir tanto os objetivos pessoais quanto os profissionais.

O rápido crescimento do interesse nessa área logo motivou que a atividade fosse transformada em franquia. As empresas do ramo costumam oferecer:

  • cursos e palestras de treinamento e capacitação;
  • marca reconhecida pelo setor;
  • suporte ao franqueado;
  • estratégias e produtos desenvolvidos pelo franqueador.

Uma alternativa, portanto, para o profissional que está no início da carreira e deseja o apoio de quem já tem experiência no mercado.

Aluguel de máquinas para construção civil, publicidade em sacolas de pão, desenvolvimento profissional: como pudemos ver, os nichos de franquias são os mais variados possíveis.

O desafio para quem deseja investir é encontrar um negócio com potencial de crescimento na área em que sente prazer em atuar. Lembre-se de que administrar um empreendimento exige dedicação diária e que, portanto, é preciso sentir-se realizado em administrá-lo.

Está interessado em investir no ramo da construção civil? Entre em contato conosco! A Casa do Construtor é reconhecida pela alta qualidade da sua rede de franqueados.

Você também pode gostar

Recomendados para você

comitês temáticos em franquias
Franquia de Sucesso Comitês temáticas em franquias: entenda como funcionam

Uma das melhores formas de manter uma boa relação no franchising é por meio valorização dos franqueados, pois permite melhorar a comunicação dentro do sistema de franquias. Por isso, estruturas como os comitês temáticos conseguem fazer toda a diferença nesse aspecto. A esse respeito, vale ressaltar que em qualquer relação deve existir uma comunicação saudável […]

Construlino

franquias para investir no Brasil
Franquia de Sucesso Como escolher boas franquias para empreender? Entenda aqui

Muitos brasileiros têm visto o investimento em um negócio próprio como uma boa alternativa para obter estabilidade financeira e, ao mesmo tempo, garantir uma profissão com maior autonomia. Além do mais, ao seguir esse caminho é possível desenvolver serviços em uma área que tenha a ver com seu perfil e qualificação, o que é essencial […]

Construlino

franquia ou negócio próprio
Franquia de Sucesso Franquia ou Negócio Próprio: qual é a melhor opção para investir?

Administrar um empreendimento nunca foi uma tarefa fácil. Em virtude da busca por resultados positivos e a competitividade do mercado, é preciso tomar atitudes corretas e baseadas em informações concretas. Mas, no caminho rumo ao sucesso, muitas dúvidas podem surgir. Uma delas é: trabalhar com uma franquia ou negócio próprio? Em ambos os casos, existem […]

Construlino