4 boas práticas para obter sucesso com negócios familiares

Por Construlino - 10 de abril de 2017

Segundo o SEBRAE, 90% das empresas brasileiras são negócios familiares. Dessas organizações, 30% chegam à segunda geração e apenas 5% alcançam a terceira. Esse número é assustador e revela uma alta mortalidade de empreendimentos, de geração em geração.

Para obter sucesso no negócio, é importante estar atento a algumas práticas, que vão desde o estabelecimento de regras claras até o treinamento contínuo dos sucessores. Além de muitas outras coisas que abordaremos hoje.

Obter sucesso com negócios familiares

Pensando nisso, criamos este post especialmente para você. Continue lendo e entenda as melhores práticas para ter êxito nos negócios familiares!

1. Estabeleça regras claras e um conselho familiar

A falta de regras claras é um dos principais motivos para o insucesso. Então é importante criar um código de conduta, que diga o que é certo ou errado dentro da empresa. Além de criar conselhos de família e sócios para ajudar nas principais decisões.

Esse código de conduta deve contemplar os mais diversos assuntos, desde o uso correto dos uniformes e materiais de escritório até a utilização de equipamentos individuais e coletivos de segurança. Tudo precisa ser bem esclarecido.

Assim, o processo fica mais claro para os envolvidos, as dúvidas são menores e o número de erros internos é reduzido. Os procedimentos ganham fluidez e tornam-se mais eficientes no dia a dia do trabalho.

2. Treine os sucessores o mais breve possível

Não é à toa que apenas 5% dos negócios familiares sobrevivam até a terceira geração. Isso acontece porque os sucessores são pouco treinados, assumem seu lugar na empresa sem experiência e apresentam baixo conhecimento em relação ao que o empreendimento representa.

Por isso, é importante treinar o herdeiro do negócio, deixando-o pronto para assumir a sua posição no futuro. Então é fundamental atribuir uma função clara para ele, além de cobrá-lo pelos resultados desejados em seu setor.

3. Estabeleça uma identidade para o negócio familiar

A maioria das empresas brasileiras começam pequenas e com pouco capital financeiro para sobreviver — dessa forma, itens como a declaração de missão, visão e valores são deixadas em segundo plano. O foco é no tangível e imediato.

Esse tipo de atitude pode ser bom para o “hoje”, mas prejudica a companhia no médio e longo prazo. Para seu negócio familiar ter sucesso, é importante definir uma declaração eficiente da sua missão, visão e dos seus valores.

Desse modo, é possível criar uma identidade e direcionar todos os funcionários e familiares na mesma direção. Esse entendimento deve ser criado com a ajuda do conselho familiar ou consultoria externa.

Portanto, a identidade deve ser inspiradora e funcional!

4. Busque talentos externos que somem ao negócio

Não é indicado restringir os cargos mais elevados apenas aos familiares, é fundamental buscar talentos de fora que possam contribuir para o crescimento da empresa. Novas pessoas agregam novos valores e ideias, tornando o negócio mais dinâmico e inovador.

Isso também contribui para elevar a competitividade interna, fazendo com que todos os envolvidos deem o seu melhor para o empreendimento. Quando essa competitividade é bem gerenciada, os resultados são extraordinários.

Agora que você já conhece nossas boas práticas para o sucesso de negócios familiares, aproveite para continuar aprendendo. Curta nossa página do Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Construção Onde buscar a locação de martelete?

Se você está iniciando uma obra ou uma reforma, certamente já ouviu que a locação de marteletes é uma prática cada vez mais comum e vantajosa para realizar os trabalhos de perfuração (às vezes confundido com o papel de uma furadeira martelete), demolição e quebra de materiais de maneira muito mais eficiente e econômica durante […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção 3 Motivos para utilizar um martelete profissional

O martelete profissional é um equipamento utilizado na construção civil para realizar tarefas de perfuração, demolição e quebra de materiais, como concreto, pedra e alvenaria.  Atualmente, existem vários tipos de marteletes disponíveis no mercado, equipados com um mecanismo de impacto que proporciona movimentos rápidos e repetitivos. O martelete profissional é utilizado por empreiteiros, pedreiros, carpinteiros […]

Larissa Silva

Artigos sobre Construção Quando usar o martelo rompedor?

Se você está na fase da “quebradeira” da sua obra e precisa conhecer mais sobre o martelo rompedor, certamente seu lugar é aqui. O martelo rompedor é um equipamento utilizado na construção civil e reformas para  remover rebocos e revestimentos. Tarefas que incluem perfurações ou quebra de materiais exigem equipamentos adequados para cada trabalho, entender […]

Larissa Silva