Parede com infiltração? Veja aqui 4 dicas para resolver o problema

Por Construlino - 14 de setembro de 2020

Proliferação de mofos, fissuras no concreto e estragos no revestimento são sinais muito claros de uma parede com infiltração. Mais do que prejudicar a estética do ambiente e comprometer a estrutura da construção, esse problema também afeta a saúde de quem frequenta o local. Consequentemente, esses fatores contribuem com a desvalorização do imóvel.

Parede com Infiltração

Diante disso, fica claro que esse problema não pode ser negligenciado por muito tempo. Contudo, antes de dar início à reforma do local é preciso identificar, primeiramente, os motivos que têm provocado a infiltração na parede. Normalmente, as principais causas estão relacionadas a chuvas, umidade do solo e falta de cuidado com a parte hidráulica.

Feito isso, é hora de se livrar de uma vez por todas desse problema, por meio de cuidados e dicas que vamos citar agora mesmo neste artigo. Quer saber como acabar com a infiltração da sua parede? Então, acompanhe a leitura!

1. Identifique e corrija a principal causa do problema

Como já mencionamos, identificar a causa principal do problema é o primeiro passo para iniciar a reforma. Isso porque de nada adianta apenas encobrir os defeitos da parede se não corrigir o que tem gerado a infiltração, pois o problema continuará persistindo.

Por isso, busque saber se a infiltração é uma consequência de:

  • uma laje que não foi impermeabilizada ou se foi malfeita;
  • fissuras na parte externa da parede, que facilitam a entrada da água da chuva;
  • falta de impermeabilização das vigas baldrames e fundações rasas;
  • vazamento em tubulações.

2. Restaure a parede

Uma parede com infiltração tem sua estética prejudicada, pois o acabamento foi comprometido. Sendo assim, para garantir que o serviço da reforma fique bem-feito, é aconselhável desfazer o revestimento que foi destruído pela umidade, para que uma nova camada seja feita.

3. Realize a impermeabilização

Após identificar a causa do problema, corrigi-lo e certificar-se de que ficou bem-feito, é hora de dar início ao processo de impermeabilização. Atualmente, o mercado tem disponibilizado diversos tipos de produtos para esse fim, os quais são classificados, de acordo com as normas da ABNT, como rígidos e flexíveis.

Os impermeabilizantes rígidos são específicos para áreas que não sofrem nenhum tipo de exposição ao ambiente ou à intempérie e que tenham pouca movimentação estrutural. Nesse caso, podemos citar como exemplo piscinas, reservatórios e muros de arrimos.

Já os impermeabilizantes flexíveis funcionam de forma contrária ao tipo anterior, pois são específicos para áreas expostas e, por isso, conseguem acompanhar a movimentação dos elementos estruturais. Podemos citar como exemplo terraços, lajes de cobertura, sacadas, varandas etc.

Sendo assim, é muito importante saber qual dos impermeabilizantes atende melhor às suas necessidades. Além disso, é essencial contar com os serviços de um profissional que saiba aplicar o produto de forma correta.

4. Escolha revestimentos de qualidade

A escolha do revestimento também afeta (e muito) o resultado final da obra. Por isso, é essencial que você pesquise bem as ofertas disponíveis no mercado para encontrar um tipo que, além de contribuir com a estética do lugar, seja de qualidade.

Essas foram as nossas dicas para você não sofrer mais com os problemas causados por uma parede com infiltração. No entanto, para que a reforma tenha maior durabilidade, é muito importante que você realize manutenções periodicamente, a fim de evitar que outros problemas apareçam com o tempo.

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva