Conheça 5 erros em obras que você precisa evitar

Por Construlino - 2 de julho de 2018

É muito comum encontrarmos problemas relacionados ao orçamento, prazo, materiais e mão de obra nos processos de construção. E, por isso, as obras são muito conhecidas como “dor de cabeça”. Mas não pense que esses contratempos acontecem sem motivos! Na verdade, eles são consequência de erros na obra.

erros na obra

Pensando na importância de se evitar controvérsias na obra, separamos este texto com os principais erros que ocorrem na obra, seus efeitos, bem como o que você pode fazer para impedir que eles aconteçam. Então, se você se interessou pelo tema, continue a leitura e confira nossa lista!

1. Ignorar o projeto (ou não fazer um)

A grande parte das obras começam — e terminam — sem projetos, e, muitas vezes, é comum encontrar construções que só têm projeto arquitetônicos, e não os demais. Já outras, possuem todos eles, mas não são executados conforme projetado. Então, é necessário entregar o famoso “as built”, para que os futuros usuários das edificações saibam como o empreendimento realmente foi construído.

Para que uma edificação seja segura, econômica, funcional, bonita e até mesmo agradável, os projetos são essenciais. Muitos não o fazem por buscar economia, porém, obras sem projetos apresentam mais erros e, consequentemente, mais gastos.

2. Não contratar profissionais qualificados

Este erro está muito relacionado ao primeiro mencionado, e que também ocorrer devido a tentativa de economizar. Porém, não contratar arquitetos e engenheiros para fazer os projetos, orçamento, planejamento e acompanhamento da obra, os problemas serão frequentes durante e após a obra.

Contratar mão de obra desqualificada também gera muitos problemas. Afinal, conhecimento, qualidade, responsabilidade e comprometimento tem custo. A maioria das pessoas que contratam alguém que faz um serviço mais barato, geralmente, acabam precisando contratar mais gente para reparar os erros do “profissional” anterior.

3. Não fazer um planejamento ou orçamento

Geralmente, as pessoas que iniciarão uma obra começam essa etapa em uma loja de construção e revestimentos, escolhendo os pisos, portas e outros detalhes. No entanto, empreendimentos que começam dessa forma costumam não ser finalizadas, pois saem mais caras que o previsto.

Na verdade, obras sem planejamento e orçamento não costumam ter uma previsão, e sim um chute de valor. É importante se basear nos projetos na hora de realizar a estimativa de preços, assim como uma organização das etapas da obra. Assim, você evita comprar materiais a mais ou a menos e poderá até conseguir um preço melhor.

4. Não comprar material de qualidade

Se você acha que comprar um revestimento de marca boa e que seja caro resolve a situação, está muito enganado. O erro está, geralmente, aí! Muitas pessoas priorizam os materiais de acabamento e querem economizar em etapas como fundação, instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto. Porém, comprar produtos sem qualidade para essas etapas pode resultar em um gasto muito grande.

Resolver uma infiltração resultante de problemas na tubulação, incêndio ou curto circuito resultante de uma instalação elétrica mal feita é, certamente, muito mais caro e trabalhoso do que optar por materiais de qualidade logo na primeira instalação.

5. Não seguir as normas recomendadas dos fabricantes

Uma obra possui várias etapas como: fundações, estrutura, vedações, revestimentos etc., e a execução desses sistemas deve seguir as normas e regras dos fabricantes. Isso evita a necessidade de retrabalho e o aparecimento de manifestações patológicas no futuro. Assim, automaticamente você economizará tempo, dinheiro e poupará dores de cabeça.

Provavelmente você já ouviu falar de alguns desses problemas ou até mesmo já os vivenciou em decorrência desses erros na obra, não é mesmo? Agora que você entendeu o quanto é importante evitá-los, aproveite a visita e siga-nos em nossas redes sociais: estamos no Twitter e no Facebook!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 4 Dicas para Alugar Máquina para Lavar Calçada!

Quer aprender como lavar a calçada de forma eficiente e sem esforço físico? Então este artigo é para você! Ao passar do tempo, as calçadas vão acumulando sujeiras e, além de não ser saudável, deixam o ambiente com aparência nada agradável. Por isso, a utilização de uma máquina para lavar a calçada, também conhecida como […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Aluguel de lavadora de alta pressão: Entenda o processo!

O aluguel de lavadora de alta pressão pode ser muito mais fácil e econômico do que você imagina! A lavadora de alta pressão é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar uma limpeza eficiente, por isso, a locação permite que você tenha, além de flexibilidade nos prazos, o acesso aos últimos modelos e […]

Larissa Silva

Artigos sobre Limpeza Quando usar a lavadora de pressão?

A lavadora de pressão é amplamente utilizada para limpeza em diversos locais. Sua capacidade de projetar água em alta pressão, esse equipamento é eficaz na remoção de sujeira, manchas e detritos de uma variedade de superfícies.  Desde a limpeza de pátios e calçadas até a lavagem de veículos e fachadas comerciais, a lavadora de alta […]

Larissa Silva