Aprenda aqui sobre reaproveitamento de materiais na construção

Por Construlino - 26 de novembro de 2018

O reaproveitamento de materiais dentro da construção civil vem se tornando uma prática cada vez mais comum. Não somente pela clara necessidade, visto que a execução de obras e projetos é um dos segmentos que mais geram resíduos, mas também pelas diversas vantagens que apresenta.

reaproveitamento de materiais

Como muitas pessoas ainda não sabem muito sobre o tema, fizemos este post para esclarecer os principais pontos. Nele você encontrará os motivos para fazer o reaproveitamento na sua obra, além de dicas de como executá-lo de maneira correta. Portanto, para ficar por dentro do assunto, leia com bastante atenção até o final! Vamos lá?

Porque realizar o reaproveitamento de materiais?

A sustentabilidade é um dos grandes tópicos mundiais atualmente. Apesar de a relacionarmos diretamente com a questão ambiental, é preciso entender que ela se baseia em outros dois fatores: o social e o econômico.

Assim, o reaproveitamento é pensado de maneira geral. Além de produzir menos resíduos, o que beneficia o meio ambiente com menos degradação e poluição, você ainda economiza de forma direta e indireta — tanto com a venda das sobras de materiais quanto com a diminuição de gastos com aluguel de caçambas.

Quais são as formas mais simples de reaproveitamento?

Construa móveis

Alguns materiais que, muitas vezes, são jogados fora podem ser aproveitados para fazer peças de mobília. Bons exemplos são portas que podem ser usadas como mesas, pedaços de madeira que servem como bancos ou estante para livros. Veja quais itens estão em bom estado para que você possa selecionar e fazer o melhor uso deles.

Crie sua própria decoração

Peças menores, como azulejos, latas de tinta e canos PVC, são uma ótima opção para que você possa renovar a decoração da sua casa. Eles podem ser usados para fazer painéis, jarros de flores, luminárias etc. Deixe sua imaginação fluir para criar uma estética bonita e sustentável.

Guarde o que pode ser útil

Dentro de uma casa sempre surgirão reparos e ajustes a serem feitos. Por isso, não jogue impulsivamente tudo o que sobrar de uma construção ou de uma reforma no lixo. Pregos, tintas, massa corrida, entre outros materiais podem ter grande utilidade no futuro. Então os guarde para, quando surgir algum contratempo, você já ter em mãos o que precisa para resolvê-lo.

Recicle o que sobrar

É comum que reste muitos materiais que não terão utilidade alguma para você, nem mesmo no futuro. Caso esse seja o caso, é sempre bom saber que algumas empresas compram materiais recicláveis para que possam ser reutilizados em outras construções. Essa é uma excelente opção, pois, além de você receber de volta parte do seu investimento, você ainda colabora com a construção de obras mais sustentáveis.

Como vimos neste artigo, o reaproveitamento de materiais em construções é um ato socialmente consciente, ambientalmente responsável e economicamente vantajoso. Portanto, não hesite em investir um pouco do seu tempo nisso, para que você reaproveite o máximo possível, obtendo o melhor retorno.

Gostou de nossas dicas sobre o reaproveitamento de materiais? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que todos os seus amigos tenham acesso a essas informações!

Você também pode gostar

Recomendados para você

Artigos sobre Limpeza 5 motivos para alugar a lavadora de alta pressão

Limpeza e higienização de ambiente exige equipamentos eficientes, é assim que a lavadora de alta pressão ajuda você a eliminar sujeiras impregnadas, sem precisar fazer esforço físico ou até mesmo esfregar o chão. Seja para manutenção de casa ou na limpeza pós-obra, a lavadora de alta pressão é certeira na limpeza.  Remover a sujeira, resíduos […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Dicas de limpeza para quem tem pets

Ter pets em casa traz alegrias e muita companhia para nossas vidas, mas também precisamos estar sempre atentos na limpeza dos ambientes para proporcionar o bem-estar do animal de estimação e para todos da residência. Na correria, a limpeza pode ser um desafio, mas não se preocupe! A Casa do Construtor separou algumas dicas de […]

Chris

Artigos sobre Limpeza Enceradeira industrial: onde usar?

Quem não gosta de um chão limpo e brilhante? Se você pensou que a enceradeira industrial servia apenas para encerar grandes áreas, se enganou. Este equipamento possui várias funções quando o assunto é limpeza. Seja para retirar manchas, realizar remoção de vestígios no concreto, lixar, polir e até mesmo para lavar tapetes e carpetes.  Quem […]

Chris